segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tecnologias e História

COMO CONCILIAR ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS TECNOLOGIAS?

Os meios digitais e as tecnologias oferecem novas formas de acesso ao conhecimento, O advento de ferramentas que proporcionam liberdade de produção coloca o cidadão diante de uma nova face educacional, um novo contexto. Desse modo e de acordo com Neitzel “[...] trabalhar com o texto no meio digital, com os recursos disponíveis na internet significa lidar com a interatividade. Isso muda a conotação do binômio ler/escrever assim como o conceito de leitor passivo e escritor “dono do texto”.
Dentre as metodologias que podem contribuir para o processo de pesquisa e aprendizado das classes docentes e discentes, enfatizando a idéia de desenvolver diversas metodologias, onde passe a despertar o interesse, estimule a criatividade, observação e a problematização do conteúdo a ser pesquisado partir do auxílio dessa ferramenta
Nesse contexto, é necessário voltar o olhar para formação inicial e contínua dos professores, priorizando a prática pedagógica em comunicação com as novas tecnologias, compreendendo-as como potencializadora da construção do conhecimento 
histórico. 



POSSIBILIDADES DE CONEXÕES E INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Existem muitas as possibilidades de integração e envolvimento com essa ferramenta, como acesso a uma riqueza de recursos que são os sons e imagens, possibilitando maiores explorações e integrações de idéias por parte dos alunos nas questões conceituais. Essa interatividade é de extrema importância na troca de informações, entre ambos.
Usamos a Metodologia da História com o objetivo de conhecer e analisar parte da história local, permitindo a construção da identidade local. E o uso dessas tecnologias na educação; define uma função de grande relevância, auxiliam na mediação pedagógica, aumentam a interatividade entre alunos e professores, levando um mundo de conhecimento, não só para dentro da sala de aula, más para a comunidade em geral, a Internet é a maneira mais fácil, 
rápida e interativa de promover e repassar esse conhecimento.

OS CAPUCHINHOS CONTRIBUIRAM DE QUE FORMA NA EDUCAÇÃO ESPLANADENSE?

O frei José de Monsano. Em 1917, funda a Escola Marista, ou seja, além da Fé, o cidadão precisa também de educação, data venha que naquela época o índice de analfabetismo era
Estrondosamente alto.
dedicou-se, com ardoroso empenho, na formação religiosa da juventude através da Cruzada Eucarística e da Pia União das Filhas de Maria. Existente até hoje onde senhoras e jovens se reúnem para aprenderem diversas funções como artesanatos, bordados, além da prática do bem entre os mais necessitados.
Faço destaque a um Frei em especial.
Frei Leão Ricci
No dia 24 de outubro de 2011 faz 24 anos que Frei Leão Ricci (Frei Leão de Marotta) faleceu.
(1952 – 1956); pároco em Alagoinhas; vigário e diretor da Escola Agrícola de Esplanada; 




Referências:
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, 
reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. 
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências 
educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortes, 1998.

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