terça-feira, 5 de julho de 2011

A História de luta e amor pela nossa cidade desses Religiosos (A ordem dos frades Capuchinhos em Esplanada)

Ordem dos Capuchinhos
Mais de cem anos se passaram desde a primeira missão catequética no Timbó comandada pelo frei Gabriel de Galgi e Frei Caetano de São Leão.  Desde a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (convento), sede do noviciado dos capuchinhos baianos a cidade crescia cada vez mais e com ela as dificuldades. Entretanto nem o povo nem os frades desanimavam. Juntos construíram o 1º cemitério, inaugurado em 1923  e logo após iniciou-se a construção de poços artesianos e de uma pequena usina a vapor que levava água e energia ao convento e ao povo.
Escola Monsenhor Basílio, Hoje Biblioteca Pública
 de Esplanada foto retirada em 2011
Escola Monsenhor Basílio, no ano da inauguração.



Foto antiga do 1ºColégio de Esplanada Monsenhor Basílio, hoje transformado na nossa 1º biblioteca pública, veja fotos
                          




foto do Hospital de Esplanada, Santa Casa de Misericórdia em 2010.

Em 23 de outubro o Frei Gregório de San Marino deu início à construção da Santa casa de Misericórdia (1º e único Hospital da cidade), hoje a entidade é ministrada pela as Freiras inaugurada depois de muito trabalho dos frades e do povo mais pobre, no dia 26 de junho de 1927. O hospital é de grande importância para esplanada e região. Uma entidade filantrópica, recebe ajuda do SUS e dos gestores do Município. É notável a luta das freiras para manter aberto o hospital servindo, aos que mais precisa.
Foto do cemitério de Esplanada
Visando a dificuldade de enterrar a crescente população, que se ampliavam cada vez mais, a ordem dos Capuchinhos ajudaram  a construir o 1º cemitério de Esplanada, inaugurado em 1923. 




O Histórico Chafariz inaugurado em 1924, foto retirada em 01/2011.


Esse Chafariz Histórico, foi requerido pelos freis, construída pela IFOCS ( Inspetoria Federal de Obras contra a Seca).Fica em frente ao convento, segundo moradores inaugurado em 1924. Utilizado para abastecer o convento e moradores próximos do local.

2 comentários: